Eucalipto

Vantagens do Eucalipto Tratado:

  • Madeira limpa e seca, livre de odores e de óleo;
  • Inerte, ou seja, não afeta os outros componentes utilizados em suas aplicações;
  • O processo industrial limpo, não gera efluente e não causa dano ambiental, pois todo o produto químico utilizado é reciclado;
  • Oferta de madeira tratada com qualidade, durabilidade e resistência similares as madeiras nobres;
  • A madeira utilizada no processo é proveniente de florestas plantadas (pinus e eucalipto), evitando a derrubada predatória;
  • Material renovável e Permite qualquer tipo de acabamento, proporcionando beleza e conforto.

Tratamento e Processo Produtivo

A madeira é produzida em florestas plantadas em nossa região e submetida a tratamento químico realizado na unidade industrial chamada Usina de Preservação de Madeira, conferindo-lhe assim alta resistência ao ataque de agentes biológicos: fungos apodrecedores, insetos (brocas e cupins). Depois da etapa do beneficiamento, a madeira é submetida ao tratamento que, de forma simplificada, consiste em:

    • Colocação da madeira na autoclave com vácuo inicial para extração do ar;
    • Ainda sob vácuo, a autoclave é enchida com o CCA, diluído em água;
    • A solução é injetada sob pressão adequada para penetração na madeira até a saturação;
    • Retirada do líquido remanescente da Autoclave e Novo vácuo para retirada do excesso do produto.

Eucalipto, mitos e verdades

Os mitos e as verdades sobre o eucalipto começaram a aparecer nas décadas de 60 e 70 do século passado quando os reflorestamentos não apresentaram os resultados esperados quanto à produtividade.

O insucesso se deveu a muitos fatores, entre eles a falta de pesquisa científica sobre produtividade, planejamento inadequado do uso da terra sendo plantado em terrenos rochosos e úmidos, escolha inadequadas das espécies a serem plantadas para cada região do País, uso de técnicas inadequadas de implantação e uso de fertilizantes e falhas na política, na legislação e na fiscalização.

Somando tudo isso à falta de informações e a pouca divulgação dos órgãos de imprensa incentivou o aparecimento dos mitos e mentiras sobre o eucalipto. A primeira dela e mais divulgada é de que o eucalipto seca o solo. Esta afirmação é falsa.

Ele retém menos água que as matas nativas que tem as copas maiores, permite que a água chegue ao solo mais rapidamente por ter menos folhagem, que também diminui a evaporação pra atmosfera, tem uma capacidade de absorver mais água na época das chuvas e menos na época da seca, suas raízes não ultrapassam dois metros e meio, portanto não chegam aos lençóis freáticos e consome bem menos água que uma plantação de cana-de-açúcar, de café, de soja, de arroz até da carne de frango e da carne de boi.

Estudos recentes revelam que o eucalipto é muito eficiente no aproveitamento da água. Enquanto um litro produz 2,9 gramas de madeira, a mesma quantidade de água produz apenas 1,8 gramas de açúcar, 0,9 gramas de grãos de trigo e 0,5 gramas de grãos de feijão.

A afirmação de que o eucalipto empobrece o solo também é falsa, pois quase tudo que ele retira ele devolve. Após a colheita, cascas, folhas e galhos que possuem 70 por cento de nutrientes da árvore, permanecem no local e incorporam-se ao solo como matéria orgânica, além de contribuir para o controle da erosão. Também é comum ouvirmos que o eucalipto gera um deserto verde. Afirmação também falsa. Por ter de deixar parte da área da propriedade para reserva legal e área de proteção permanente, o eucalipto e os sub-bosques formam um corredor para áreas de preservação e criam um habitat para a fauna, oferecendo condições de abrigo, de alimentação e mesmo de reprodução como demonstram estudos feitos.

Esta certo que elas não abrigam uma biodiversidade tão grande como nas florestas naturais, mas a prova está aí: estes animais foram gravados nas florestas plantadas da empresa Ramires Reflorestamentos em Mato Grosso do Sul.

Outra afirmação falsa é de que o eucalipto gera poucos benefícios sociais e econômicos nos municípios. Quando manejados de forma adequada gera tanto benefícios como outro empreendimento rural, a começar pelo grande número de empregos diretos e indiretos que gera tanto nos viveiros como na implantação e manutenção das florestas. Além disso, gera recolhimento de impostos, investimentos em infra-estrutura, consumo de bens de produção local, fomento a diversos tipos de novos negócios e iniciativas na área social como a construção de casas, postos de saúde e escolas.

Somado a todas estas informações que passamos é bom sempre lembrar que um hectare de eucalipto consome 10 toneladas de carbono da atmosfera por ano, contribuindo para a diminuição da poluição, o aquecimento global e combatendo o efeito estufa. Em resumo, mais do que ser um negócio rentável e produtivo, as plantações de eucalipto têm cumprido seu papel fundamental de reduzir a pressão sobre as matas nativas, ainda muito usadas no consumo de carvão vegetal, móveis e madeira sólida.

Responsabilidade Social

QUALIDADE DE VIDA e PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
são metas cumpridas na Incomapre Madeiras e Telhas.
Leia mais
Incomapre 2024 - Todos os direitos reservados